Postado por Jorge Ribeiro | 21:18 | 0 comentários »

2 de agosto de 2012


 OAB - Rio de Janeiro  presta  merecida homenagem
  aos advogados que atuam a mais de 50 anos
             na Barra da Tijuca e adjacencia .
Fonte : OAB - RJ
A OAB-BARRA/RJ prestou uma merecida homenagem aos advogados cariocas, em particular para aqueles que exercem a profissão a pelo menos 50 anos na região da Barra da Tijuca -RJ.Entre os agraciados com a Medalha Sobral Pinto, foi o ex presidente nacional da OAB,Eduardo Seabra Fagundes.Foi a ele,em 1980, a carta bomba endereçada ,na qual vitimou a secretaria Lyda Monteiro da Silva.No total foram homenageados 32 advogados

 O auditório da OAB/Barra da Tijuca-RJ foi reinaugurado no dia 27 de julho, com uma grande cerimônia de entrega da Medalha Sobral Pinto a 32 advogados com mais de 50 anos de profissão. Entre eles, o ex-presidente da OAB Nacional, Eduardo Seabra Fagundes, a quem foi dirigida a carta-bomba que em 1980 matou a secretária Lyda Monteiro da Silva. Seabra Fagundes presidiu a OAB Nacional de abril de 1979 a março de 1981 e foi “o maior presidente que o Conselho Federal já teve”, segundo afirmou Wadih Damous, presidente da OAB/RJ.

Sobral é um homem do qual me recordo com saudade. É uma honra receber uma comenda que leva seu nome
Seabra Fagundes
O atentado à OAB ocorreu quando o então presidente insistia na identificação de agentes dos serviços de segurança suspeitos do atentado sofrido pelo jurista Dalmo Dallari. Para Wadih, Seabra Fagundes liderou a Ordem em um dos períodos mais difíceis para a advocacia, além de ter tido a honra de conhecer e trabalhar com Sobral Pinto, “que em sua gestão foi conselheiro federal”, observou.

“Sobral é um homem do qual me recordo com saudade. É uma honra receber uma comenda que leva seu nome”, afirmou Seabra Fagundes, para, em seguida, acrescentar: “não me sinto credenciado para ser homenageado a não ser pelo afinco presente em mim e nos demais laureados desta noite, que nos permitiu exercer nossa profissão por mais de 50 anos”, disse o ex-presidente.

Dirigindo-se aos homenageados, Wadih disse sentir profunda inveja desta comenda. “Queria ter a honra de dizer que faço parte da geração que ajudou a solidificar a história da OAB. Uma geração em que prevaleciam os princípios éticos”, acrescentou.

Para Felipe Santa Cruz, é papel da Diretoria de uma OAB resgatar a história da sua entidade. “Discutir os mercados da advocacia faz parte de questões práticas. No entanto, em solenidades como esta é que reafirmamos os princípios desta profissão tão importante para a história do país”, concluiu.

Modernidade e sofisticação

Criada há pouco mais de três anos, a Subseção da Barra da Tijuca já conta com mais de sete mil inscritos, é a segunda maior do estado, e a ampliação do auditório era fundamental para atender a demanda de cursos e palestras. “Neste novo espaço, com capacidade para mais de 90 pessoas, teremos diversos cursos – inclusive os telepresenciais”, explicou Luciano Bandeira, presidente da OAB/Barra.

O novo auditório, além da reforma do piso, pintura, modernização e mudança na disposição das cadeiras, está todo equipado para receber os cursos e palestras telepresenciais, novo projeto da OAB/RJ e da Caarj.

Estiveram presente à cerimônia, o vice-presidente da OAB/RJ, Sérgio Fisher, os tesoureiros da Seccional e da Caarj, Marcello Oliveira e Ricardo Menezes, respectivamente, e o conselheiro federal Cláudio Pereira.

Lista dos advogados homenageados com a Medalha Sobral Pinto na OAB/Barra da Tijuca - Rio de Janeiro.

Agathyrno Silva Gomes
Antonio Monteiro
Cleomyr Santos
Danilo Domingues de Carvalho
Edison Gomes Vieira
Eduardo Seabra Fagundes
Feliz Cohen Zaide
Francisco Dejacir Landim
Irene Anna Maria Chiletto de Mesquita
João Pedro Medina
Jorge Rodrigues Fernandes
José Alberto Leite Gueiros
José Paulo Meira
José Pinto da Luz Mosca
Leobaldo Rodrigues de Carvalho Junior
Letácio de Medeiros Jansen Ferreira Júnior
Márcio Túlio Vilela Sêmola
Maria Luiza Muller de Almeida
Marina Pires Neves
Nelson de Seixas
Newton Silveira Palhano de Jesus
Nicanor Medici Fischer
Nilhy Iusim
Ramiro Affonso de Miranda Guerreiro
Reynaldo Jiquirica
Roberto Torres Bergallo
Robinson da Silveira Gil
Rubem de Almeida
Sylvio Tito Carvalho Coelho
Vicente de Paulo Cavalcante Maranhão
Walmir Ferreira Neves
Wilmar Garcia Barbosa



0 comentários